segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ideias soltas


Muito boa noite. Não sei porquê, mas é a horas desnaturadas que me dá para actualizar o blogue. Deve ter qualquer coisa a ver com inúmeros factores interessantíssimos.
A sério.
Ora então aqui vai um rasgo de genialidade.
Para demonstrar o bom patriota que sou, deixo aqui duas ideias que, na minha mais sincera opinião (chamem-me maluco, mas gosto de me considerar um ser optimista), servirão para igualarmos o Qatar no desenvolvimento económico.
No mínimo.
A primeira de todas - que é, de resto, a que mais efeito surtirá se for adoptada -, prende-se com o facto de os portugueses serem muito exigentes ao traçarem os seus objectivos.
Acompanhem-me.
Imaginem um aluno universitário. Esse aluno acabou de fazer um exame de final de semestre e está à espera de um 17. Quando, finalmente, sai a nota, depois de vários dias de jejum devido à ansiedade, esse aluno depara-se com um 14 chapadinho na pauta. Escusado será imaginar o cenário de submissão sexual em que o aluno imaginará o professor que corrigiu esse exame.
Agora imaginem o seguinte: um outro aluno, que estava à espera de um 10, depara-se com um 12.
Apesar de a sua nota ser mais baixa que a do primeiro aluno, ele sentir-se-à muito mais feliz e, consequentemente, mais motivado e produtivo.
O que eu quero passar aos portugueses é o seguinte: Cortem nas vossas expectativas. Não exijam muito de vocês e surpreendam-se com os vossos resultados.
É.
Isto vai ajudar o país a andar para a frente.
Esta segunda ideia, por muito que me custasse pô-la em prática, seria também um êxito.
Deixem o Benfica ser tri-campeão nacional.
Teríamos, com um investimento de três anos, resultados durante 30 anos.
Não consultei qualquer tipo de quadro estatístico, mas sinto-me bastante seguro ao estimar que cerca de 70% da população activa portuguesa é adepta do "glorioso".
Deixamos o Benfica ser três vezes seguidas campeão e é ver Portugal a ultrapassar os Estados Unidos, Japão, Rússia...
Isto a 200km/h, na A1 em obras e pela direita!
Ao contar-vos isto o meu optimismo tem crescido exponencialmente.
Só para terem uma noção, até já pus o Qatar na A2, a 100km/h num Seat Marbella sem pára-brisas nem faróis de nevoeiro.
E olhem que está um nevoeiro danado para a brincadeira.


B.

2 comentários:

  1. na minha opinião nem que o sporting e o porto deixassem de existir o benfica conseguiria ganhar o campeonato!
    o problema do benfica é mesmo a existencia de uma bola. se o futebol nao tivesse bola ou uma bola imaginaria ai sim o benfica la ganhava qualquer coisa...
    porque ha que dizer que os jogos do benfica é so penaltys imaginarios, faltas imaginarias...

    ResponderEliminar
  2. As baixas expectativas potenciam toda uma panóplia de hipóteses que temos de nos surpreender pela positiva e de nos sentirmos, consequentemente, muito mais realizados.
    LOL

    ResponderEliminar